Informações do Curso

Status do Curso: Em Andamento Investimento: R$ 59,90

Papel político do registrador de imóveis

Este curso é composto das palestras proferidas na terceira edição o Encontro Estadual do Colégio Registral Imobiliário do Estado de Minas Gerais. A cada ano, o evento reúne dezenas de cartórios de diferentes partes de Minas, além de outros interessados pelos temas. Dessa vez, os temas estão ainda mais atrativos e reservam muito conhecimento para os convidados.

Uma mesa de peso foi formada para debater como os registradores podem atuar na área política. O primeiro a falar foi o deputado federal Rodrigo Pacheco (PMDB/MG), que, além de ter observado que o cartório funciona como uma espécie de ‘porto seguro’ da Justiça, estimulou a participação dos profissionais na tomada de decisões. “Esta participação das entidades civis e da própria sociedade é muito saudável. Ajuda a amadurecer o processo administrativo.”
 
O vice-presidente da Serjus-Anoreg/MG e titular do Registro de Imóveis de Coromandel, Ari Álvares Pires Neto, completou a fala do deputado com um depoimento pessoal. Ele, que tem acompanhado de perto os projetos em tramitação em Brasília que dizem respeito à classe, destacou a importância do engajamento de todos. “São mais de 500 projetos de lei que nos afetam diretamente, por isso precisamos da ajuda de todos para acompanhar tudo que acontece.”
 
Quem finalizou a palestra foi Sebastião de Barros Quintão, prefeito de Ipatinga e titular do 5º Ofício de Registro de Imóveis de BH, que fez uma advertência aos colegas. Para ele, falta aos registradores se transformarem em agentes de mudança. “Nós temos uma moeda que pouca gente tem, que é a credibilidade. Mas temos medo de colocar a cara e ir atrás do que queremos.”

O aluno poderá assistir a este curso até 90 dias após o pagamento.

Título da Aula
Papel político do registrador de imóveis